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Hipertensão

Sábado, 25 de novembro de 2017


A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão arterial é igual ou maior que: 130mm/Hg (pressão sistólica) por 80mm/Hg (pressão diastólica). Isso acontece quando os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

Os vasos sanguíneos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão muito alta. Com isso eles tornam-se endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se, levando a angina e ao infarto. No cérebro, o entupimento ou o rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC.

O mais grave é que na maioria das vezes a hipertensão é assintomática. Dor de cabeça, tontura e mal estar, podem acontecer em quem tem a doença, mas é comum que quando a pessoa sente alguma coisa, a doença já tenha causado danos ao seu organismo. A única maneira de saber se a pressão está normal é medi-la, o que deve ser feito a cada 6 meses ou com intervalo máximo de 1 não, para que o diagnostico seja feito rapidamente.

Além de silenciosa a pressão alta é uma doença muito comum, que acomete uma em cada cinco pessoas ou até uma em cada duas pessoas, entre os idosos. Na maioria das pessoas ela é “herdada” dos pais, ou seja, possui um componente hereditário importante.

Como a pressão alta é uma doença crônica, é necessário controla-la para garantir a manutenção da qualidade de vida. O tratamento dura a vida toda e deve ser feito com medicamentos.

Conhecido como um dos “vilões” da pressão alta, já que faz o corpo reter mais líquidos, o sal deve ser consumido com moderação, adotando-se cuidados como não levar o saleiro a mesa e evitar a compra de alimentos enlatados e industrializados em geral, que possuem um teor elevado de cloreto de sódio. Os brasileiros consomem em media de 4 a 5 colheres de café cheias de sal por dia, o que equivale a 10 gramas, quando o nosso organismo preciso menos do que 1 colher de café por dia (2,5 gramas), quantidade que existe nos próprios alimentos.

Outros hábitos saudáveis devem ser adotados no controle e prevenção da doença, como manter uma dieta saudável, perder o excesso de peso, praticar atividades físicas regularmente, evitar o fumo, bebidas alcoólicas e o estresse.

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