Aberto de segunda a sexta das 8h as 18h

(11) 4121-3132 / 4121-3180 / 4330-7799Whatsapp(11) 94292-3199

Sermed

Telefone
11-4121-3199

Dicas para um bom controle de diabetes

Sexta, 24 de novembro de 2017


É fundamental que as pessoas com diabetes controlem adequadamente seus níveis de açúcar no sangue, assim como seu peso corporal. Esse controle pode ser obtido por meio de algumas mudanças no estilo de vida.

O risco de desenvolver diabetes é maior em pessoas com excesso de peso, vida sedentária, histórico familiar de diabetes, diabetes durante a gravidez e em pessoas com mais de 45 anos de idade.

O objetivo principal do tratamento de diabetes é manter níveis normais de açúcar no sangue durante o maior tempo possível, visando a reduzir o desenvolvimento de complicações dessa doença no coração, nos rins, no sistema nervoso e nos olhos a curto, médico e longo prazos e contribuindo também para melhorar o estado geral e o bem-estar do paciente.

Para manter o nível do sangue na faixa normal, devem ser observados três aspectos importantes:

1 – os hábitos alimentares;
2 – a intensidade e o tipo de atividade física ou exercício;
3 – o tratamento farmacológico do diabetes.

Seu médico o ajudará a estabelecer um regime alimentar acessível e adequado aos seus hábitos. Lembre-se que é importante não permanecer longos períodos sem se alimentar e não consumir alimentos ricos em gorduras, açúcar e massas.

É importante levar em consideração a pratica de exercícios, pois eles o ajudarão a manter o controle adequado do peso e da pressão arterial e a lidar com stresse. È importante que você pratique atividade física pelo menos de 2 a 3 vezes por semana. Com relação ao tratamento farmacológico, é essencial seguir as orientações de seu medico. È importante que você esclarece qualquer duvida por menos importante que pareça.

Uma das complicações mais frequentes ente os pacientes com diabetes é o acometimento dos pés; calcula-se que essa complicação em aproximadamente 15%dos pacientes durante o curso da doença. As principais estruturas dos pés afetadas são o sistemas nervoso e circulatório.

Frequentemente ocorrem ferimentos importantes nos pés sem que a pessoa perceba, pois o dano ao sistema nervoso dos pés resulta em perda de sensibilidade. Entre as afecções mais comuns nos pés dos pacientes com diabetes estão as ulceras e as infecções, que podem se complicar e, até mesmo, tornar necessário um tratamento radical, como a amputação.

O cuidado adequado dos pés e a oportuna intervenção por parte do medico, no caso de algum dano ou lesão, podem prevenir as complicações graves.

Cuidado com os pés:

Vimos que é muito importante cuidar diariamente dos pes. A seguir alguma medidas que devem ser consideradas:

1 – Examine seus pés diariamente: se notar qualquer mudança de cor, textura, edema (inchaço) ou ferimentos, consulte seu medico imediatamente.
2 – Limpe os pés diariamente com sabonete neutro e água morna.
3 – Seque seus pés com uma toalha macia, sem esquecer de secar muito bem os espaços entre os dedos para prevenir o acumulo de umidade, o que favorece o crescimento de fungos.
4 – Depois da limpeza, aplique creme hidratante.
5 – Evite a exposição a temperaturas extremas (por exemplo, nunca caminhe descalço na praia, pois a areia pode alcançar temperaturas muito altas que podem provocar queimadura).
6 – Não caminhe descalço, pois isso aumenta o risco de ferimentos.
7 – Corte as unhas de forma reta.
8 – Evite esfregar os pés com álcool e usar navalhas ou utensílios que costumam ser utilizados para cuidados dos pés, tais como limas, pedra pomes, etc.
9 – Seu calçado deve ser flexível e firme; um dos melhores tipos de calçados para os pacientes com diabetes, é o tênis.
10 – Compre sapatos novos no final do dia, quando os pés já estão cansados e inchados; assim poderá escolher o melhor modelo que não aperte ou incomode.
11 – As meias devem ser de materiais naturais como algodão, sem costuras nem elásticos.
12 – Evite carregar excesso de peso.
13 – Não utilize nenhum tipo de pulseira ou anel nos pés.

voltar

Busca no Blog

Tags