Aberto de segunda a sexta das 8h as 18h

(11) 4121-3132 / 4121-3180 / 4330-7799Whatsapp(11) 94292-3199

Sermed

Telefone
11-4121-3199

Avaliação Cardiológica

Sábado, 25 de novembro de 2017


Pré-operatório:

Você esta prestes a marcar uma cirurgia em qualquer especialidade e a primeira coisa que o medico pede é uma avaliação cardiológica. Você se pergunta para que serve essa avaliação, e fica receoso: será que existe algum risco no procedimento que você não sabe?

Antes de mais nada é preciso lembrar que qualquer cirurgia, especialmente as mais invasivas, é claro representa, em alguma medida, risco para o paciente, já que este sofre o chamado “estresse cirúrgico”, que compreende desde alterações no ritmo cardiológico e na frequência respiratória ate variações no nível do liquido circulante no organismo. A reversão do bloqueio neuromuscular após a cirurgia e a possibilidade de uma reação alérgica provocada pelas drogas usadas na anestesia também são pontos de atenção.

A Avaliação cardiologia serve exatamente para minimizar riscos, na medida em que dá ao cirurgião uma ideia bastante precisa de eventuais complicações cardiovasculares previas do paciente e que demandem medidas preventivas por parte da equipe responsável pela cirurgia.

Os exames solicitados pelo cardiologista dependem da idade do perfil do paciente, indo desde os “básicos”, como os exames laboratoriais e o eletrocardiograma, até os mais complexos, como o ecodopplercardiograma.

“... Pensamos não apenas no pré-operatório, mas também no durante e no pós-operatório, uma vez que é depois da cirurgia quando o paciente sai do controle das drogas, que o estresse cirúrgico se manifesta fortemente, as vezes por meio de infarto e derrame. Por isso, uma das funções da avaliação cardiologia é indicar a necessidade e o numero de dias na UTI, para que o paciente tenha um acompanhamento mais rigoroso...”, comenta o Dr. Murilo William Dib.

·Pratica Esportiva:

Outra avaliação bastante demandada é a das condições cardiológicas para a pratica da atividade física, muito importante não apenas para a detecção de eventuais problemas que requeiram atenção, mas para orientar o próprio ritmo dos exercícios.

De acordo com os Drs., além dos adultos, cada vez mais crianças e adolescentes requerem orientação para pratica de atividades esportivas. “...É importante passar por esta avaliação e pela orientação de profissionais, pois o treino excessivo, por exemplo, tira energia do crescimento e pode provocar desde queda na imunidade até patologias como miocardite...”.

Entre os exames indicados neste tipo de avaliação estão o teste ergométrico, um eletrocardiograma realizado em exercício e que acompanha a resposta elétrica do coração em movimento.

voltar

Busca no Blog

Tags